Estudantes de escola pública de Ubatuba lançam satélite em órbita

Normalmente, o objeto mais distante que os alunos lançam ao céu é uma pipa. Mas os alunos do sexto ano da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, em Ubatuba, São Paulo, lançaram um objeto, "um pouco" diferente. Os estudantes formam o grupo mais jovem do mundo a iniciar a construção de um satélite.

A iniciativa pioneira foi do professor de matemática Cândido Oswaldo Moura. Assim que soube que a impresa interorbital, dos Estados Unidos, começou a vender kits de microsatélites chamados Tubesats, Moura logo teve a idéia de construir um desses com seus alunos.

O intuito do professor era despertar nas crianças, por meio da prática, o interesse pela ciência e pelas disciplinas exatas. “A matemática e a ciência geral são ensinadas de uma forma errada, baseada 'na decoreba', o que faz com que sejam vistas como monstros”, diz o professor. “Nossa intenção é desfazer esse mito ao colocar o aluno em contato com a ciência desde muito cedo.”

As crianças estão divididas em 21 equipes de montagem. Os cinco grupos que construírem os melhores protótipos do satélite vão participar da construção da versão definitiva do Ubatubasat, que deve ser lançada em novembro, nos Estados Unidos, no lançador da Interobital.

satélite pronto vai ter 13 cm de comprimento e pesar 750 g. Por ser um microssatélite, de estrutura simples, vai orbitar a Terra a 300 km de altitude por apenas três meses.

Moura destaca que o principal objetivo da construção do satélite é didático, por isso o Ubatubasat não vai desempenhar operações muito complexas. Quando chegar lá em cima, o pequeno satélite vai enviar à Terra a mensagem de um aluno, que ainda será escolhida por meio de um concurso entre todos os estudantes da escola.

Quando você coloca um satélite em órbita

aos 12 anos, você lida com muito mais

tranquilidade com os problemas da vida”

"Quando o talento e a vontade fazem a diferença".

Fonte: Ciência em órbita - http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2011/05/ciencia-em-orbita.

Confira as imgens no endereço abaixo: